Guardiões da Criação

Justificativa e Objetivo

Sentido místico, mas cientificamente comprovado

“Os povos originários, dos andinos aos samis do Ártico, se sentiam unidos ao universo, como irmãos e irmãs das estrelas, formando uma grande família cósmica. Nós perdemos esse sentimento de mútua pertença. Sentiam que forças cósmicas equilibravam o curso de todos os seres e atuavam em sua interioridade.”
Leonardo Boff, teólogo

Este projeto foi grandemente inspirado pelo Princípio 16 para a Criação Consciente de Gregg Braden que diz:

“A quantidade mínima de pessoas necessárias para ‘dar partida’ a uma mudança de consciência é a raiz quadrada de 1% do total de pessoas da população em causa.”

Este princípio definido em seu livro “A Matriz Divina”, foi por sua vez inspirado nos resultados de pesquisas feitas com grupos que praticavam meditação com a intenção de medir a redução que essas práticas provocavam nas taxas de violência e crime de suas comunidades.

Os resultados

“eram tão coerentes que os pesquisadores foram capazes de identificar o número mínimo de pessoas com paz interior que era preciso ter antes do efeito se espelhar no mundo circunvizinho: era igual à raiz quadrada de um por cento da população”
(Gregg Braden).

Isso significa que, em uma cidade de milhões de pessoas, são necessárias cerca de 100 pessoas para causar uma mudança real, seja a obtenção da paz ou a cura de um grupo. Em um mundo de 7 bilhões de pessoas, são necessárias cerca de 8.300 pessoas, um número bastante pequeno.

Braden nos conta que, em 1972, 24 cidades dos Estados Unidos com mais de 10.000 habitantes experimentaram mudanças significativas quando 1% de suas populações participou destes estudos onde os participantes praticaram meditações específicas criando uma experiência interior de paz. A isso se chama “efeito Maharishi”, em homenagem a Maharishi Mahesh Yogi.

A teoria de Maharishi dizia que há uma consciência coletiva que é o todo da consciência de um grupo, a qual é maior que a soma das consciências individuais dos membros deste grupo.

“Assim como a consciência do indivíduo determina seu pensamento e comportamento, a consciência coletiva da sociedade governa a atividade da vida social”.
Assim, a consciência individual é a unidade básica de todos os níveis de consciência coletiva, que os influencia e é influenciada por eles.
Journal of Conflict Resolution, vol. 32, nº 4

Suas teorias levaram ao importante e histórico “Projeto de Paz Internacional no Oriente Médio” na década de 80, um experimento controlado cientificamente que mostrou que, com a prática da meditação que estimulava a paz interior em um grupo de pessoas, houve um declínio significativo nos índices de mortes, crimes, violência, incidentes terroristas e até mesmo acidentes de trânsito durante a guerra israelense-libanesa.


Foto: Instituto HeartMath, Califórnia, EUA

Hoje em dia muitas outras pesquisas fazem estudos semelhantes a estes, como os experimentos do médico americano Dr. Larry Dossey, que mostra de um ponto de vista científico os efeitos de cura da oração, mesmo à distância.

As novas descobertas feitas pelo Instituto HeartMath também mostram que emitimos campos eletromagnéticos que carregam nossa “assinatura emocional”, os quais afetam tudo o que está ao nosso redor e também são influenciados pelo entorno. O instituto também pesquisa como nós, como grupos humanos, temos o poder de influenciar o planeta e os acontecimentos que nele ocorrem em larga escala a partir de nossos sentimentos, pensamentos e emoções.

Objetivo

Levando-se em consideração os resultados destas pesquisas, nosso objetivo é, a partir da experiência individual de harmonização interna e uso criativo da mente de cada participante, criar um grupo de pessoas interessadas que, ao concentrarem-se simultaneamente, ajudem a “dar a partida” na mudança de consciência coletiva em direção à criação de um mundo melhor, mais pleno, harmonioso e pacífico.